Brazil M&A And Private Equity Forum 2017

August 8, 2017 | Tivoli Mofarrej, Sao Paulo

Bem-vindos ao Forum Anual M&A Brazil do Mergermarket

Em meio à crise política, o governo brasileiro apresentou um avanço nas reformas propostas. Um conjunto de fatores como a desvalorização da moeda local e o aumento da confiança dos investidores, devido à estabilidade nos preços do petróleo, do gás e das matérias-primas, criou um ambiente favorável para várias oportunidades de M&A.

Embora especialistas estejam esperando uma consolidação mais lenta dos mercados de energia, business services, educação, saúde, consumer/retail e I&C, investidores estrangeiros continuam acelerando o passo em aquisições de empresas brasileiras. É possível perceber pelas transações globais feitas por compradores Chineses que bateu novo recorde de USD 208bn, sendo que 7.6% desses deals foram na América Latina.

Agenda

Café de boas vindas

Abertura

Oportunidades da M&A no Brasil

No primeiro trimestre de 2017, o Brasil teve 66 deals totalizando o valor de USD 8.2bn, um aumento de 22.2% do valor se comparado ao mesmo período em 2016. No entanto, houve uma pequena queda de 4.3% no volume dessas negociações. O país liderou novamente a região com 61.9% do valor de deals em Q1 2017. De acordo com os dados fornecidos pelo Mergermarket, o setor de business services e os setores industriais e químicos lideraram o mercado com 14 e 15 deals cada, respectivamente.

Os palestrantes irão analisar as oportunidades e os riscos de investimentos de M&A no Brasil, onde serão levantados os seguintes pontos:

  • Acordos firmados em dinheiro e acordos firmados em ações
  • Tendências macroeconômicas
  • Quais são as oportunidades e desafios da contínua desvalorização do Real?
  • Análises das vantagens do Brasil sobre outros mercados emergentes como Rússia, Índia e China.

Pausa de Café

Setores EMU continuam com um histórico sólido de Deal Making

Em 2016, a grande empresa chinesa State Grid adquiriu 23% da participação da companhia elétrica CPFL Energia por USD 12.4bn, considerada a maior transação na América do Sul desse ano. O deal demonstrou o interesse por ativos brasileiros, especialmente nos setores de energia, mineração e utilitários. No final de 2016, mais do que qualquer outra região, foram registradas 32 transações no valor de USD 30.5bn. A previsão do Mergermarket foi que a região continuaria atraindo mais capital. Logo no primeiro trimestre de 2017, a Valepar adquiriu 5% de participação da empresa Vale SA por USD 1.9bn, sendo a segunda maior transação na América do Sul e Central.

Os palestrantes irão discutir os riscos e benefícios dos setores de EMU no Brasil de acordo com os seguintes levantamentos:

  • Avaliação das oportunidades disponíveis no setor de energia do Brasil.
  • Quais os ativos da Petrobrás que serão vendidos.
  • Análise da influência de investimentos estrangeiros no Brasil, nos aspectos de deal flow e avaliação de ativos. Será que essas tendências seguirão constantes nos próximos anos?
  • Debate sobre o crescimento do setor de mineração.

Qual será o futuro das reformas legislativas?

A consultora de análise política, Euroasia Group, calculou e chegou a uma probabilidade de 70% de chances de o presidente Michel Temer ser afastado do poder. Porém os projetos de lei desenvolvidos pelo governo só serão implantados se Temer seguir na presidência. Caso Temer perca seu posto, o que acontecerá com as reformas legislativas? As reformas aliviam alguns setores, mas, em contrapartida pesam em outros e isso tem grandes implicações na economia do país.

  • Discussão sobre as propostas feitas pelo governo.
  • Se reprovadas, como o setor privado pode adaptar.
  • Quem assumirá a responsabilidade de seguir com a reforma econômica caso Temer perca o mandato?
  • Haverá um debate sobre o setor de construção na era pós-Odebrecht.
  • Existem, ainda, projetos de lei que permitiriam que empresas estrangeiras adquirissem 100% das ações de companhias aéreas brasileiras. Qual o futuro desses projetos?

Almoço

Investidores vão às compras no setor de Consumer-retail no Brasil

O interesse por empresas que oferecem serviços e informações com base em assinaturas e oferecem funções de personalização continua forte em 2017. A expectativa é de que patrocinadores estratégicos e financeiros continuem movimentando o mercado. A concorrência entre eles tem ajudado a aumentar o valor das transações. Ao mesmo tempo, a consolidação dos patrocinadores estratégicos tem acionado o setor de varejo. Subsetores como personal care, embalagens, comidas e bebidas continuam crescendo. Um exemplo disso foi a aquisição da Brasil Kirin Holdings SA pela Heineken por USD 1.1bn, o terceiro maior deal no primeiro trimestre de 2017.

Os palestrantes irão examinar a dinâmica no mercado de M&A no setor de consumer-retail.

  • Como estão os fundos de capitalização de médio-porte, originando deals em retail em meio ao aumento na concorrência?
  • Será feita uma avaliação da consolidação do mercado de retail no Brasil.
  • Serão analisadas as oportunidades nos subsetores de comida e bebida.
  • Quais as tecnologias que as empresas de retail estão utilizando para continuar no ritmo dos market disruptors?

Pausa de Café

Perspectiva de Oportunidades de Buyout no Brasil

Os fundos de Private Equity continuam pela procura de ativos brasileiros nos setores de consumer, business services e EMU. No ano passado, um consórcio canadense liderado pela Brookfield Infrastructure Partners comprou 90% das ações da Nova Transportadora do Sudeste por USD 5.2bn, o maior buyout do ano. Esse deal exemplifica outra tendência na América do Sul e América Central, os crossborder deals. Em 2016, a atividade inbound de transações aumentou 46.3% em valor enquanto as transações nacionais caíram um total de USD 22.3 bn, que corresponde a 31%.

Palestrantes analisarão as atividades e oportunidades para fundos de private equity no Brasil:

  • Avaliação do impacto do mercado de crédito nos buyouts brasileiros.
  • Quais setores estarão preparados para buyouts nos próximos 12 meses?
  • Avaliação do apetite estrangeiro por companhias brasileiras de infraestrutura de energia.
  • Oportunidades para fundos de buyout no setor de mineração.

Coquetel

Patrocinador principal

Patrocinador

Localização

Tivoli Mofarrej
Alameda Santos
1437 - Cerqueira César
São Paulo - SP, 01419-001, Brazil